diasporaconecta_banner_escola2.png

Escola Diáspora
PROFESSORES

EMÍLIO DOMINGOS

 

Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Atualmente, é professor da disciplina Pesquisa, Argumento e Roteiro na Pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Como diretor realizou os longas "Favela é Moda", vencedor do prêmio Melhor Longa-metragem Documentário de Voto Popular no Festival do Rio (2019); "Deixa na Régua", vencedor do Prêmio Especial do Júri Mostra Novos Rumos da Première Brasil do Festival do Rio (2016); "A Batalha do Passinho", vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012); e "L.A.P.A.", Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008).

JANAÍNA OLIVEIRA

 

Janaína Oliveira é pesquisadora e curadora, doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus São Gonçalo), e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA.  Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ) e do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE). É também consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (Suíça). Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org) e é a programadora do Flaherty Film Seminar (EUA) para 2020/21.

TOM FARIAS

 

Tom Farias é carioca, jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. Já publicou 13 livros, entre biografias, romances, peças de teatro, ensaios literários e infanto-juvenis. Entre os livros publicados, destacam-se "Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil" e "José do Patrocínio: a pena da abolição". É autor também dos romances “Os crimes do rio vermelho”, “A Bolha” e do inédito “Toda fúria”. É autor de “Carolina, uma biografia”. Como crítico literário, colabora com vários jornais e revistas literárias. Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, em 2009 e 2019, foi agraciado com os prêmios da Academia Brasileira de Letras, Câmara Catarinense do Livro, Governo do Estado de Santa Catarina e Flup 2018. Colaborou no programa “Espelho”, produzido e dirigido por Lázaro Ramos. Atua na área do audiovisual, escrevendo para cinema e televisão. Entre seus últimos trabalhos, está uma série para a TV Cultura. Tem formação em Letras, Literatura Brasileira e Jornalismo.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 Diáspora Conecta portatil.co

diaspora_logo-01.png