DL_banner_2021_alpha.png
 

Diáspora Lab 2021

O Diáspora Lab é um programa de tutoria e assessoramento de projetos para roteiristas e produtores(as) negros(as) brasileiros(as). O laboratório conta com atividades direcionadas ao aprimoramento de narrativas audiovisuais em fase de desenvolvimento e à capacitação das habilidades criativas de roteiristas e produtores negros(as).

O Diáspora Lab 2021 será realizado ao longo de duas semanas, de 06 a 18 de dezembro de 2021, em caráter remoto, seguindo as recomendações de distanciamento social dos órgãos de saúde em decorrência da pandemia de COVID-19. 

 

​INSCRIÇÕES

 

As inscrições para o Diáspora Lab 2021 são gratuitas e podem ser feitas de 23 de setembro até às 18h00 do dia 20 de outubro de 2021 através do preenchimento de formulário de inscrição online disponível aqui.

QUEM PODE SE INSCREVER

 

O programa é voltado para pessoas apaixonadas pelo cinema, dedicadas ao ofício da escrita e da produção cinematográfica e interessadas em trocar ideias em torno dos processos de criação.

 

Podem se inscrever pessoas negras, brasileiras, maiores de 18 anos, com projetos de longa-metragem de ficção ou de documentário em fase de desenvolvimento.

 

Serão consideradas apenas as inscrições de candidatos(as) que já tenham realizado ao menos 01 curta-metragem e/ou 01 longa-metragem e/ou 01 série de televisão.

 

COMO FUNCIONA

 

Neste ano, em decorrência da pandemia de COVID-19, o programa irá contar com atividades remotas de tutoria e assessoramento que serão realizadas em ambiente virtual durante duas semanas, de 06 a 18 de dezembro de 2021, período no qual as pessoas selecionadas terão a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de suas narrativas, participando de encontros diários de consultoria individual e/ou coletiva sob orientação do nosso time de consultoras convidadas.

PREMIAÇÃO

 

Prêmio Diáspora: prêmio de estímulo ao desenvolvimento narrativo para um dos projetos participantes do Diáspora Lab 2021 no valor de R$10.000,00 (Dez mil reais).

 

Prêmio Miradasdoc: seleção de um dos projetos de documentário para participar da próxima edição do Fórum de Coprodução África - América Latina AFROLATAM LAB, em 2021, com todas as despesas pagas.

 

Outros prêmios poderão ser anunciados até a realização do laboratório.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

1. Qualidade artística do projeto;

2. Qualidade da estratégia de desenvolvimento;

3. Qualidade do plano de financiamento;

4. Potencial de coprodução;

5. Currículo do(a) candidato(a).

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

 
 

Inscrições: 23 setembro até 20 de outubro de 2021

Pré-seleção: 12 de novembro de 2021

Entrevistas: 15 a 19 de novembro de 2021

Resultado: 26 de novembro de 2021

 

REGULAMENTO

1. A terceira edição do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos - Diáspora Lab 2021 abre inscrições entre os dias 23 de setembro e 20 de outubro de 2021 para que roteiristas e produtores(as) negros(as) brasileiros(as) se inscrevam com projetos de longa-metragem de ficção ou documentário em fase de desenvolvimento.

2. O Diáspora Lab é um programa de tutoria e assessoramento que conta com atividades direcionadas ao aprimoramento de narrativas audiovisuais e à capacitação de roteiristas e produtores. Neste  ano, em decorrência da pandemia de COVID-19, o laboratório será realizado em caráter remoto entre os dias 06 e 18 de dezembro de 2021.

3. O laboratório irá selecionar até oito projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, sendo até quatro de ficção e até quatro de documentário.

4. Dentre os quatro projetos de documentário a serem selecionados, 02 (dois) já foram escolhidos pela organização do Diáspora Lab dentre os apresentados no AFROLATAM LAB e no MIRADASAFRO, realizados pelo Miradasdoc.

 

5. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 23 de setembro até às 18h do dia 20 de outubro de 2021 por meio do preenchimento de formulário de inscrição online disponível aqui.

 

6. Podem se inscrever pessoas negras, brasileiras, maiores de 18 anos, com projetos de longa-metragem de ficção ou de documentário em fase de desenvolvimento.

 

7. Para participar do Diáspora Lab 2021, os projetos precisam contar com um(a) roteirista e um(a) produtor(a) que confirmem sua participação integral nas atividades do Diáspora Lab entre os dias 06 e 18 de dezembro de 2021.

 

8. Cada candidato(a) poderá inscrever apenas um projeto. Em caso de duplicidade será considerada a última inscrição realizada.

 

9. Não podem se inscrever nesta chamada pessoas que tiveram projetos selecionados na última edição do Diáspora Lab.

 

10. Ao inscreverem seus projetos, os(as) candidatos(as) se comprometem, caso venham a ter seus projetos selecionados, a participar integralmente de todas as atividades do Diáspora Lab 2021 que serão realizadas ao longo de duas semanas, de 06 a 18 de dezembro de 2021, em caráter remoto, e cumprir a agenda de encontros on-line que será oportunamente disponibilizado pela organização do laboratório.

11. Caso o projeto selecionado tenha mais de um(a) roteirista ou produtor(a), estes(as) também poderão participar das atividades do laboratório.

 

12. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) se compromete a inserir a logomarca do Diáspora Lab nos créditos do filme proveniente do projeto selecionado, bem como fazer menção à participação no Diáspora Lab com a seguinte frase: O PROJETO DESTE FILME PARTICIPOU DO DIÁSPORA LAB  2021.

 

13. Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção formada especificamente para este fim, e suas decisões são irrevogáveis.

14. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição online com os seguintes itens:

a. Storyline (com até 60 palavras);

b. Sinopse (com até 600 palavras);

c. Argumento (com até 5.000 palavras);

d. Proposta criativa e conceitual do projeto (com até 600 palavras);

e. Carta de motivação do(a) roteirista principal (com até 400 palavras);

f. Carta de motivação do(a) produtor(a) principal (com até 400 palavras);

g. Biofilmografia do(a) roteirista principal (com até 400 palavras);

h. Biofilmografia do(a) produtor(a) principal (com até 400 palavras);

i. Orçamento do projeto em grandes itens (em real e em dólar);

j. Plano de financiamento do projeto (em real e em dólar);

k. Estratégia de desenvolvimento do projeto;

l. Link para um trabalho realizado anteriormente (disponível em plataforma de streaming como Vimeo ou Youtube);

m. Opcional: Referências visuais do projeto (moodboard, teaser ou referências fotográficas).

 

15. Caso o projeto seja uma adaptação de uma obra pré-existente é obrigatório o envio da autorização para adaptação por parte dos detentores dos direitos autorais. Recai desde já sobre o(a) participante, de forma integral e irrefutável, qualquer ação de requerimento de autoria, uso indevido de direitos autorais, ou semelhantes.

 

16. Serão aceitas apenas inscrições de projetos em português.

 

17. O(A) candidato(a) representa e garante ao Diáspora Lab que: (i) é autor(a) ou coautor(a) do projeto, sendo o(a) legítimo(a) detentor(a) do direito e que tem autoridade para submetê-lo ao Diáspora Lab 2021 para avaliação sob os termos e condições aqui declarados; (ii) o projeto não viola ou infringe quaisquer direitos de terceiros; e (iii) nenhum terceiro não declarado no ato de inscrição tem direito sobre o projeto submetido para avaliação.

 

18. Ao se inscrever nesta convocatória, o(a) candidato(a) declara ter total ciência de que a presente seleção trata-se de um edital de concorrência e que seu projeto será lido por diferentes seletores, isentando o Diáspora Lab e os demais envolvidos de qualquer responsabilidade frente a possíveis questionamentos quanto ao surgimento de projetos semelhantes.

19. Os vencedores deverão assinar um Termo de Compromisso com o Prêmio e/ou Parceiro que oferece as premiações.

20. Não estão incluídas despesas de transporte, passagem aérea/terrestre, acomodação, internet, equipamento ou material de qualquer outra natureza para as pessoas selecionadas.

21. O Diáspora Lab não se responsabiliza pelas consequências de informações inverídicas que venham a ser apresentadas pelos participantes desta seleção, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações do presente regulamento.

22. Ao inscrever seu projeto, o(a) candidato(a) afirma anuência e concordância com os termos constantes deste regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do Diáspora Lab por ocasião dessa inscrição são verdadeiras.

23. Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.

24. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail lab@diasporaconecta.com.br